Observatório de Aves da Mantiqueira

Conservação com Ciência

Gerando dados e engajamento para a conservação das aves da Mata Atlântica

Sobre

O Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que se dedica ao estudo das aves brasileiras e seus habitats, com foco na Mata Atlântica e, mais especificamente, na Serra da Mantiqueira. Os principais objetivos da organização são auxiliar a preencher as lacunas no conhecimento ornitológico brasileiro e promover maior conexão entre ciência, sociedade e conservação.
Acreditamos que a melhor forma de tomar decisões e planejar ações para a conservação da biodiversidade é sob a luz do conhecimento. A pesquisa científica é a ferramenta que usamos para buscar, adquirir e documentar este conhecimento.

Ações

Ciência

A ciência é o pilar central de nossa organização, pois acreditamos que ações de conservação da biodiversidade devem ser tomadas com base no conhecimento científico.
Usamos monitoramento padronizado e de longo prazo para coletar dados sobre a avifauna e habitats da Serra da Mantiqueira. As observações feitas durante o monitoramento fomentam estudos específicos sobre a história natural e ecologia das espécies e populações locais.
Também usamos dados secundários e de ciência cidadã para elaborar estudos pontuais. E, ainda, colaboramos com outras instituições de pesquisa para desenvolver estudos na área de ornitologia.

Conservação

A conservação e restauração da biodiversidade é o grande objetivo geral do OAMa. Nossas pesquisas e nossas ações são pensadas e realizadas visando fornecer ferramentas para conservação ambiental. Mas buscamos também atuar mais diretamente em ações e projetos de conservação. Somos colaboradores do Plano de Ação Nacional para Conservação de Aves da Mata Atlântica e fazemos parte da Bird Friendly Coalition.

Educação e Divulgação Científica

Um dos braços do OAMa visa sensibilizar pessoas de todas as idades, classes, gêneros e raças à nossa causa e disseminar conhecimento sobre meio ambiente e biodiversidade.
Nas ações de Educação e Divulgação Científica, nossa equipe busca adequar a linguagem da Ciência ao público geral e também ao público especializado. Na área de Educação elaboramos e promovemos cursos, tanto sobre temas técnicos na área de ornitologia como sobre temas lúdicos voltados para a avifauna. Para realizar Divulgação Científica usamos as redes sociais como ferramenta de comunicação.
Estamos constantemente produzindo e compartilhando conteúdo sobre ciência e ornitologia em nossas redes sociais. Realizamos também projetos específicos de divulgação científica, com atividades interativas e materiais informativos para distribuição. A atividade Dia de campo: conhecendo as aves e o livreto Ornitologia pra todo dia são exemplos deste tipo de projeto e de ações realizadas pelo OAMa.