Projetos

Anilhamento em ação

Monitoramento da avifauna

O monitoramento biológico de longo prazo é o estudo padronizado e constante de uma mesma área por um longo período de tempo. É por meio do monitoramento de longo prazo que podemos identificar e tentar entender as variações inesperadas no ambiente e nas populações das variadas espécies. No OAMa, o monitoramento é nossa atividade central, sendo feito com base em estações de anilhamento de aves e com amostragem por pontos fixos de escuta e visualização de aves como método complementar. Todas as atividades de pesquisa possuem licenças ambientais e permissões de coleta de dados concedidas pelos órgãos competentes. Até o momento, essas atividades têm sido financiadas exclusivamente por nossos filiados e doadores.

Serra da Mantiqueira

Avifauna da Mantiqueira

Desde o século XIX, a Mantiqueira tem sido visitada por naturalistas interessados em coletar espécimes e descrever a biodiversidade brasileira. Nesse sentido, as aves foram um dos primeiros grupos a serem amostrados, especialmente na região do maciço do Itatiaia. Com o objetivo de reunir, sintetizar e analisar dados disponíveis sobre ocorrências de aves na Serra da Mantiqueira, os pesquisadores do OAMa pretendem identificar padrões e tendências espaciais, temporais e metodológicas de amostragem e finalmente determinar o número exato de espécies de aves registradas na região. Além de gerar conhecimento científico, este projeto pretende fornecer as informações sistematizadas, para todos os interessados, de modo online e gratuito. Até o momento, este projeto é totalmente financiado por nossos doadores.

Anilhamento em ação

Saltator - app de aprendizado de vocalização de aves

O Saltator é um projeto que já está em andamento e envolve um jogo, em plataforma virtual, pensado para estimular a aprendizagem progressiva dos cantos das aves. O jogo, que poderá ser acessado a partir de celulares, tablets e computadores, baseia-se no sistema de repetição espaçada, em que um certo conhecimento é apresentado ao jogador, para memorização, em intervalos e ordem definidos por sua proficiência. Para otimizar o aprendizado, o usuário poderá estudar, inicialmente, cantos de espécies da avifauna da Mantiqueira, sendo que o conjunto de espécies será definido por meio de dados obtidos da plataforma de ciência cidadã eBird. Este projeto é parcialmente financiado pelo edital PAPE CRBio-04 2021-1.

Serra da Mantiqueira

Divulgação científica - Dia de Campo: descobrindo as aves

O diálogo e a comunicação com a sociedade são prioridades para o OAMa. Afinal, criar pontes entre ciência e sociedade é o pilar sobre o qual construímos nossa organização. O projeto "Dia de Campo'' tem por objetivo informar sobre ciência, pesquisa científica, aves e conservação a crianças, jovens e adultos, sempre de forma interativa, participativa e fluida. Nossa proposta tem sido desenvolver uma atividade na qual as pessoas possam visitar uma área de estudo do OAMa para observar, ao vivo, como é feita a coleta de dados. A proposta tem em sua base teórica um currículo interativo sobre a biodiversidade, conservação e biologia das aves, com guias e sugestões de atividades para serem realizadas com os visitantes, tópicos e questões para serem abordados, além de materiais para exposição e distribuição.

Anilhamento em ação

Divulgação científica - Redes sociais

Conscientes de que a disseminação da Ciência, em linguagem acessível, possibilita a sensibilização e reflexão crítica sobre as relações entre cultura, sociedade, meio ambiente e economia, buscamos trabalhar temas que envolvem a biodiversidade de aves a partir dessas dimensões – tráfico de animais silvestres, impactos ambientais, espécies ameaçadas, técnicas de pesquisa em ornitologia, biodiversidade de aves e muitos outros temas já foram abordados. Neste sentido, utilizamos as redes sociais, em especial o Instagram, para compartilhar nossas atividades de pesquisa e Educação. Nessa plataforma compartilhanos também ações nas quais somos colaboradores, como o Plano de Ação Nacional das Aves da Mata Atlântica. Para realizar este projeto, contamos com a dedicação de um grupo de colaboradores e voluntários, coordenados por nossa equipe, para a pesquisa e desenvolvimento dos materiais propostos. Esta atividade contou com o apoio do CRBio-04, pelo edital PAPE CRBio-04 2021-1, e é continuamente financiada pelas contribuições de nossos filiados e doadores.

Serra da Mantiqueira

Cursos

A capacitação e o treinamento de profissionais para o emprego de técnicas de estudo e pesquisa em Ornitologia são essenciais para a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e dos dados coletados, como também para o bem-estar dos animais estudados. Para nós, promover oportunidades de capacitação técnica é uma forma de contribuir para o desenvolvimento de ciência de qualidade no Brasil. Por isso, elaboramos e oferecemos cursos em nossas áreas de especialidade técnica. Buscamos realizar a capacitação de anilhadores de aves no Brasil, com um programa de treinamento focado na ética, qualidade dos dados e bem-estar das aves. O Curso Básico de Anilhamento de Aves e o Curso de Análise de Muda e Determinação de Idade são os pilares da nossa base em Educação Técnica.

Promovemos também cursos em áreas relacionadas à ornitologia, voltados para o público não acadêmico/técnico. Cursos como “Fotografia e edição de fotos de aves”, ministrado por nossos parceiros da BirdsAtlantic, fazem parte de nossa programação anual.

Devido à pandemia de coronavírus, todos os cursos estão temporariamente suspensos.